Friday, 9 July 2010

As diferenças - parte 2 - sistema de transporte

Ao andar por Berlin e Munique percebi que a maioria dos prédios não são altos. A maioria dos que eu vi não passam de seis andares, sendo horizontalmente  bem largos. Nas ruas em todos os locais tem ciclovia, a bicicleta é um meio de transporte muito utilizado, por pessoas de todas as idades, e tem muitos locais para parar a bicicleta e prende-la com uma tranca ou cadeado.

Uma surpresa agradável é poder ver que tanto o ciclista quando o pedestre são respeitados pelos motoristas no transito, você pedar tranquilo, e dificimente um morotista louco irá passar com o carro por cima de você.

Ciclovia e calçada lado a lado

O sistema de transporte é integrado. Compra-se o bilhete, e o mesmo é valido para para bonde, metro, ônibus e trem. Existem diversas opções de ticket, sendo que algumas delas são especialmente feitas para turistas, que podem conhecer a cidade gastando menos. As cidades são divididas em zonas ou aneis, dependendo da cidade e de sua topologia. Os bilhetes que são voltados para os moradores são divididos por zonas/anéis. No caso de Berlin a cidade é dividida em 3 zonas, A, B e C. No cado de Munique é dovodoa em anéis, sendo 16 anéis no total. Mais informações, nos sites das empresas que
administram: BVG (Berlin) e a MVV (Munique). No site da BVG tem a opção de idiomas em alemão e inglês, já no site da MVV tem as opções de alemão, inglês, francês, italiano e espanhol. Em ambas as cidades é tudo bem sinalizado, os mapas são bem feitos, tendo ao menos a opção de inglês como idioma, nas estações principais (geralmente as "hauptbahnhof" (estação principal)) tem atendimento ao cliente em inglês. Só se perder quem quiser se perder :).

Sinalização em Berlin. Dá pra alguém se perder desse jeito ?

No meu caso, tanto em Munique quanto Berlin, eu comprei o bilhete semanal, o qual dentro das zonas ou aneis que eu comprei eu posso utilizar o sistema de transporta quantas vezes eu precisar, no prazo de uma semana. Paga-se um preço fixo e não se preocupa-se mais com dinheito naquela semana.

Centro de Munique - mais sinalização e ônibus ao fundo

Os aeroportos também são servidos pelo sistema de transporte. Em Munique existem uma estação de trem dentro do areporto, e em Berlin no areoporto Tegel e possivel chegar através de ônibus, e no aeroporto Schonenfeld tem as opções de trem e ônibus (sim Berlin tem dois aeroportos :)).

Uma característica ótima do sistema de transporte alemão é que você sabe que horas o seu tranporte chega. Isso é informado através de placas (ônibus, bonde) ou de monitores (trem, metro). Até o momento só presenciei um atraso de três minutos do ônibus em Berlin.  Para quem gosta de pontualidade isso é uma característica muito bem vinda :).

1 comment:

  1. rsrss, algumas coisas são bem similares aqui. exceto que no centro da cidade vemos os arranha-céus.
    acho engraçada certas coisas do hemisfério norte. repare na sua foto: umamoça de regata e um senhor de blazer, duas sensações diferentes pra uma mesma temperatura!
    bisous
    p

    ReplyDelete

Divirta-se / Mach Spaß / Have fun :)