Wednesday, 30 June 2010

As diferenças - parte 1

Uma das coisas legais de se morar em outro país é aprender a sua cultura, e isso se refleta nas coisas mais simples do dia a dia. As primeiras diferenças que eu notei foram dentro de casa.

Portas e janelas tem duas maneiras de se abrir:


a primeira é conhecida por nós, usada naqueles dias quentes...


já a segunda é á novidade, e bem prática, quando apenas se quer uma pequena ventilação.

Uma outra novidade é que o banheiro e a cozinha não tem ralo. Sim eu também estranhei. Os dois são limpos com produto de limpeza e um rodo com pano úmido.

O sistema de aquecimento também se faz presente, tem um desses em cada comodo da casa/apartamento.


O fogão também é diferente, e eu fiquei surpreso, pois é fogão elétrico. Aqui não tem chuveiro elétrico, então o fogão é o vilão da conta elétrica.



Como não poderia faltar, a geladeira, é embutida dentro do armário da cozinha, e incrivelmente pequena, pelos padrões cariocas  ;).


Para as fãs da água quente, todas as torneiras tem a temperatura da água ajustavel de acordo com o ângulo que a torneira se encontra. Basta levanta-la e girar para o lado desejado (esquerda  => quente, direita => fria).
A parte desagradável: o lixo. O lixo é separado em: plástico, papel, vidro (dependendo da cidade vidro branco, escuro, colorido), bio (orgânico), e os que não se encaixam em nenhuma das anteriores. Se você não separar ganha uma multa de presente :).

Uma coisa legal que eu achei aqui, é que a maioria das casas e a apartamentos tem banheira. :)

Bom se não esqueci nada de diferente que eu tenha percebido dentro de casa, isso é tudo, por enquanto.

bis bald :)

2 comments:

  1. essa vida no norte é mesmo bem engraçada! aqui a as janelas não fazem como essa, mas são em duas camadas e de correr, formando um vão de ar entre os vidros, que nos isola do frio da rua. da mesma maneira há duas portas pra quem tem saída direto pra rua. uma que nos deixa num "mini-átrio" e a outra que dá pra casa efetivamente, pelas mesmas razões acima.
    é a tecnologia do frio e da conveniência de cada lugar!
    :P

    ReplyDelete
  2. Eu acabei esquecendo de mencionar a parte de como lavar a roupa... hehehehe

    Quanto ao frio sem essas tecnologias as pessoas congelam a -25°C

    ReplyDelete

Divirta-se / Mach Spaß / Have fun :)